domingo, 13 de junho de 2010

Época Balnear - As irresponsabilidades dos papás!!


Hoje dei inicio à minha época balnear. E para quem não me conhece, eu sou daquelas raparigas mesmo muito branquinhas, por isso o meu protector solar é para crianças, e é o 50.

Esteve um dia de praia fantástico. Fui até Sesimbra, andei à beira mar ( mas não me aventurei muito pois a agua estava gelada), apanhei uns banhos de sol, enfim o que normalmente toda a gente faz na praia, mas mesmo tendo levado protector solar e um chapéu de sol não me safei de apanhar um escaldão nas pernas.



Mas isto tudo para comentar o que mais me desagradou ver hoje. Crianças na hora de maior calor expostas ao sol, e os pais na conversa.
É verdade, acreditem ou não.
Enquanto que eu fui para a praia bem cedinho para apanhar os primeiros raios de sol, sem me queimar muito, muitos pais chegaram à praia por volta do meio dia com crianças que não tinham mais de 3 anos. Para muitos pode ser normal, mas a mim revolta-me a falta de responsabilidade destes.
Ainda aqui à dias li uma noticia insólita que aqui vos deixo:

Bebé sofre queimaduras solares por desleixo dos pais

Um bebé inglês de cinco meses sofreu queimaduras solares em 40 por cento do corpo, depois de um longo dia de praia sem protecção.

O sucedido ocorreu por desleixo dos pais que deixaram o filho várias horas exposto às radiações solares, provocando queimaduras graves e obrigando ao internamento.

O casal acusado de estar embriagado, refuta esta ideia admitindo que apenas tinha consumido uma cerveja e lamenta o sucedido, esperando ultrapassar rapidamente este “pesadelo”.

Segundo o jornal ‘Daily Mail’ o incidente teve lugar na praia de Brighton, na semana passada. Os pais que estão a ser acompanhados pelo serviço social do país, seguiram o internamento do menino até hoje, dia que o bebé teve alta.

In, Correio da Manhã

O pior é que os pais hoje em dia não têm responsabilidade nem medem as consequências dos seus actos.

Aqui vos deixo alguns concelhos para como evitar queimaduras solares em bébés:

O sol é essencial à vida.... mas pode queimar (para além de, a longo prazo, favorecer o aparecimento do mais agressivo tumor da pele, o melanoma). Quanto mais branca é a pele mais sensível ela é aos raios solares.
Evite expor os bébés directamente ao sol, nomeadamente quando vai à praia: mantenha-os debaixo de um toldo. Não se esqueça que a areia e sobretudo a água do mar reflectem os raios do sol.
Evite expor as crianças ao sol quando ele está mais a pino (em regra entre o meio dia e as quatro horas da tarde).
Uma exposição excessiva ao sol, para além de poder provocar queimaduras (em geral superficiais mas dolorosas ou chegando mesmo a formar bolhas), pode ser causa de desidratação grave, de febre elevada e mesmo de convulsões.
Aplique cremes protectores solares nas crianças quando vão á praia e faça-as usar roupas ligeiras se vão permanecer muito tempo expostas ao sol.

Obrigada

XOXO

Sem comentários:

Enviar um comentário